empreendedorismo

Antes, durante ou depois da pós-graduação, qual é o melhor momento para empreender?

Empreender é um sonho cada vez mais comum no mercado da atualidade. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que é um monitor de empreendedorismo global, dentro de uma população entre 18 e 64 anos, brasileira, em 2017, a taxa total de empreendedorismo foi de 36,4%. Ou seja, a cada 100 pessoas, 36 estavam empreendendo. Quase 50 milhões de brasileiros eram empreendedores.

Empreender é um processo que pode ocorrer tanto antes quanto após a graduação, pois é baseado em uma série de fatores que não são diretamente influenciados por esse processo, porém, entrar nessa jornada após uma base consolidada sobre a área de atuação trará mais conhecimentos e vivência para alcançar o sucesso.

Com certeza, o conhecimento obtido em uma pós-graduação será muito útil na hora de lidar com os desafios, rotina e tarefas ligadas ao mundo dos negócios, gerando mais assertividade nas decisões e, consequentemente, impactando nos resultados da empresa.

 

Afinal, o que é empreendedorismo

Apesar de ser uma palavra já bem conhecida, algumas pessoas podem ter dúvidas em relação à definição de empreendedorismo, afinal, empreender varia muito da criatividade do empreendedor e a necessidade que o mercado sente em relação a solução proposta, sendo o grande divisor de águas no sucesso do mercado.

De acordo com o Sebrae, empreender é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, além de investir em suas possíveis soluções, podendo ocorrer por meio da criação de um negócio ou movimento que gere impactos reais no cotidiano das pessoas, como é o caso de uma instituição sem fins lucrativos.

Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. Ou seja, o empreendedor “pensa fora da casinha” e sai com tranquilidade da zona de conforto.

 

Características de bons empreendedores

– Eles tomam iniciativa e gostam de estar no comando;

– Estão abertos a novas ideias, criam e desenvolvem oportunidades;

– São otimistas, extrovertidos, curiosos e se atrevem a quebrar padrões;

– Têm boa autoestima e conhecem seus pontos fracos e fortes;

– São persistentes e estabelecem metas que eles alcançam;

– São bons ouvintes para as necessidades das pessoas e são capazes de construir relacionamentos com o mundo exterior.

 

Empreendedorismo durante ou depois da pós-graduação

O empreendedorismo é uma das principais atividades responsáveis pelo movimento da economia. A seguir, veja como o ambiente acadêmico pode ajudar a transformar uma pequena ideia em um grande negócio. Confira:

Alguns cursos contam com matérias ou módulos de incentivo ao empreendedorismo que podem ser interessantes para dar os primeiros passos neste universo, o que pode ser uma ótima maneira de conciliar o tempo, já que tudo estará concentrado no mesmo lugar.

Para quem deseja abrir um negócio ao mesmo tempo em que está cursando uma pós-graduação, a ajuda de professores experientes, o uso de laboratórios de pesquisa para fazer alguns testes e experiências com produtos ou tecnologias também são algumas das vantagens. Para esses alunos, a biblioteca também pode ser uma aliada para fazer pesquisas e incrementar os estudos sobre os negócios.

O conhecimento transmitido pelos professores na sala de aula é de extrema importância para aqueles que querem começar a empreender. Durante o curso, aproveite para socializar com professores e colegas, faça projetos de pesquisa, participe de palestras e seminários.

Se você ainda está cursando uma pós-graduação, aproveite para ampliar a sua rede de contatos e o network, afinal, eles podem se tornar seus futuros clientes, investidores ou sócios. Esteja preparado para as oportunidades.

Em resumo, se você é um aluno com espírito empreendedor, está cursando um pós-graduação, tem uma boa ideia em mente e se sente preparado para empreender, invista nisso. Bons negócios!

 

Referências: Sebrae, UCL e Administradores.

Veja mais conteúdos como esse no nosso blog!

 

Intersector

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter