pós-graduação financiamentos

Como financiar uma pós-graduação?

De fato, o mercado pós-pandemia estará mais exigente. Em meio às dificuldades globais causada pela Covid-19, especialistas já alertavam para a velocidade das transformações e, principalmente, sobre os requisitos e qualificações necessárias dos profissionais para o chamado ‘novo mercado’.

Mais do que nunca, investir em conhecimento será fundamental para crescer profissionalmente, afinal, para o novo normal, contar “apenas” com um diploma de graduação não será mais suficiente para garantir melhores oportunidades de emprego, pleitear um salário maior e encarar novos desafios e rumos da carreira.

Nesse cenário, a pós-graduação ou MBA passaram a ser essenciais no currículos. Porém, em meio a tantas dificuldades e impactos no orçamento, como deixar as incertezas de lado e investir em uma pós-graduação?

Ao encontro dessa necessidade, muitas instituições passaram a divulgar, ainda mais, uma tendência e facilidade de mercado: o financiamento estudantil. Mas você deve estar se perguntando: existe financiamento de pós-graduação? E nós, trouxemos uma boa notícia: sim, existe! A seguir, confira algumas opções:

 

Financiamento de pós-graduação na própria faculdade

Algumas universidades oferecem financiamento próprio, porém, essa ainda não é uma prática muito comum no brasil. Se a instituição onde você está pretendendo ingressar ainda não conta com essa tipo de operação, atente-se às alternativas de financiamento estudantil abaixo.

 

Financiamento de pós-graduação em bancos

Ao escolher o curso em uma faculdade privada, é possível financiar a pós-graduação em algumas instituições financeiras como, por exemplo, financiamento de pós-graduação no Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil.

Nessas instituições, o processo é muito parecido com o financiamento de casas e automóveis, onde cada instituição conta com uma proposta/programa. Assim como o financiamento de uma casa, o prazo e os juros vão depender da sua renda.

Um detalhe desse tipo de financiamento é, que na maioria das vezes, eles vêm acompanhados de juros mais altos e de parcelas que, provavelmente, se estenderão por um tempo após o fim das suas aulas.

 

Financiamento do governo para pós-graduação

 

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é responsável por normatizar as pós-graduações stricto sensu e conceder bolsas de estudo no Brasil. Essas bolsas são distribuídas às instituições de ensino superior (IES), que as repassam aos alunos por meio de processo seletivo. Nesse programa, os valores das bolsas já são pré-definidos e o pagamento é depositado diretamente na conta de cada estudante.

 

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo criado em 1999, destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação.  Antes era destinado apenas para graduação, mas, em 2017, foi ampliado.

Para ter direito ao FIES, além dos mesmos requisitos comuns à graduação que são exigidos pelo programa, é necessário estar matriculado em algum curso de pós-graduação e ter recebido nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaies). Vale lembrar que nos cursos de pós-graduação, o Fies não presta suporte a cursos de especialização nem a cursos de ensino a distância (EAD).

 

Bolsas de estudos para pós-graduação

Para incentivar os alunos, algumas instituições oferecem bolsas de estudos, mas nem todos os cursos contam com essa modalidade, além disso, muitos alunos que buscam por essa alternativa não são contemplados, por conta de alguns critérios exigidos no processo.

 

Fintechs de financiamento estudantil

Além das grandes instituições financeiras, as fintechs de financiamento estudantil passaram a ser as opções mais buscadas pelos estudantes, por conta da forma de pagamento facilitada, juros baixos e processo desburocratizado.

Por meio do crédito estudantil, você paga à financiadora uma mensalidade menor comparada àquela que depositaria diretamente à instituição de ensino, além das taxas inferiores aos bancos e atendimento personalizados.

Com esse tipo de financiamento, você consegue pagar as mensalidades em um prazo maior que a duração do curso. Assim, não será necessário arcar com um custo tão alto enquanto estiver se dedicando aos estudos. Além disso, com o uso da tecnologia, essas fintechs possuem o processo totalmente desburocratizado, agilidade na análise de crédito, otimizando o tempo do aluno e ingresso às aulas. Entre as empresas desse seguimento, destacamos:

Pós-financiada

Com a Pós Financiada Intersector, o financiamento da sua Pós-Graduação ou MBA é descomplicado e fácil. As parcelas são pensadas para caberem no seu orçamento. A empresa conta com as melhores condições do mercado, onde o aluno paga apenas um terço da mensalidade ao mês.

Financie sua Pós

Oferecendo condições facilitadas, o Financie sua Pós, possibilita o seu sonho da Pós-Graduação ou MBA. A fintech oferece financiamentos com parcelas até 3 vezes menores do que as praticadas por outras instituições de financiamento estudantil.

 

– Agora, que você já conhece essas facilidades, inicie uma nova jornada na sua carreira profissional, escolha a opção de financiamento adequada à sua realidade e dê um novo um novo passo na sua carreira e crescimento profissional!

 

Intersector.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter