o que é MBA

O que é MBA e quais são os cursos mais procurados

Quem procura se qualificar para ascender profissionalmente e já tem alguns anos de estrada, normalmente procura cursos de pós-graduação e MBA para incrementar o currículo. Mas você sabe exatamente o que é MBA? O investimento de tempo e dinheiro é alto, por isso é preciso pesquisar bastante antes de tomar uma decisão.

Em tradução literal, Master of Business Administration significa Mestre de Negócios e Administração. O MBA é um tipo de especialização e objetiva aperfeiçoamento na área de negócios e gestão empresarial, por isso é ideal para profissionais que já têm perfil de liderança e almejam cargos de gestão. Além disso, também é muito útil para quem já é um gestor com carreira sólida, mas que deseja atualização, networking, novos cargos em outras empresas ou se lançar ao empreendedorismo.

Muitas escolas que oferecem cursos de MBA exigem que seus alunos já tenham alguns anos de experiência profissional (dois, três anos ou mais), dependendo do tema escolhido. Há cursos que também exigem o domínio de idiomas, já que há possibilidade de aulas com professores estrangeiros, realização de módulos internacionais e necessidade de leitura de obras e textos em outras línguas.

Um MBA procura desenvolver nos alunos suas habilidades de liderança dentro das organizações, formando executivos altamente qualificados para serem gestores nas empresas. Fazer um MBA também significa estudar muito sobre a área de recursos humanos. Afinal de contas, um gestor trabalha com pessoas, direcionando-as para um mesmo objetivo.

A carga horária, normalmente, gira em torno de 400 horas, o que exige bastante de quem se dispõe a entrar nesse mundo do conhecimento em negócios e conquistar novas oportunidades. Os módulos internacionais, que são oferecidos por algumas escolas, podem ser decisivos para alavancar a carreira, pois o título internacional fica evidente no certificado de conclusão de curso.

Desde abril de 2018, não é mais preciso apresentar uma monografia ou trabalho de conclusão de curso no final de especializações, inclusive MBA. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução n.01 de abril de 2018, instituiu que a apresentação do famoso TCC é optativa. Portanto, cabe a cada instituição de ensino decidir se esse tipo de trabalho é relevante ou não para a formação do aluno.

Quando você faz um MBA, é grande a possibilidade de ser promovido onde trabalha. Além disso, você aumenta consideravelmente o networking, o que permite trocar informações e conhecimentos sobre sua área de atuação. É também grande a possibilidade de ser indicado para algum cargo ou trabalho específico.

Agora que você já tem uma visão geral do que é um MBA, talvez fique um pouco menos complicado escolher o curso que mais se adequa ao seu perfil. Separamos para você os quatro cursos de MBA mais procurados no mercado:

o que é MBA

  • MBA em Gestão de Finanças, Controladoria e Auditoria

Esse curso ajuda profissionais a colocarem em prática planos estratégicos que geram valor para as organizações. Amplia competências para planejar, executar e controlar finanças, deixando o aluno atualizado sobre as mais novas técnicas de auditoria.

  • MBA em Gestão de Pessoas 

Desenvolve competência para gerar ganhos de eficiência, eficácia e efetividade na gestão de pessoas e equipes, proporcionando melhorias no desempenho da organização. Amplia habilidades para construir equipes de alto desempenho, facilitar a liderança de pessoas e equipes e entender a dinâmica da liderança nas organizações.

  • MBA em Gestão de Projetos

Explora e ressalta competências de gestão e de planejamento, operação e controle de projetos, em qualquer segmento de negócio ou área de atuação. Amplifica competências para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar projetos com base no PMI (Project Management Institute) – escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.

  • MBA em Gestão Empresarial 

Esse curso possibilita ao aluno contato com conhecimentos de economia, finanças, marketing e gestão de pessoas, aprimorando suas habilidades de raciocínio analítico, comunicação, planejamento e liderança. Além de aprofundar conhecimentos em gestão estratégica de tecnologia da informação, finanças corporativas, direito empresarial para gestores, gestão da qualidade e processos, orçamento e controle, plano de negócios, gestão de serviços e endomarketing, ética e sustentabilidade, entre outros assuntos.

Saiba mais sobre a importância de fazer uma pós-graduação

Cursos de pós-graduação: saiba as diferenças  

Mestrado: conheça as principais características 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter