mestrado_on_line

Mestrado on-line: saiba as desvantagens dos cursos a distância

Neste blog já falamos sobre as inúmeras vantagens que você pode identificar quando escolhe fazer uma pós-graduação a distância, que pode ser uma especialização ou até mesmo um mestrado on-line.

No entanto, é preciso considerar que também existem algumas desvantagens que podem fazer você desistir no meio do caminho. Por isso, é melhor sempre ponderar aspectos positivos e negativos, para entender se é isso o que se quer para a vida profissional e acadêmica.

Mas, antes de começarmos a falar sobre suas vantagens, vamos entender como funciona o mestrado on-line.

Quase todas as atividades desse tipo de curso concentram-se no ambiente virtual. Até mesmo as aulas acontecem pela internet. Todos os materiais necessários às aulas ficam disponíveis on-line. Os exercícios e algumas avaliações também são feitas a distância.

Porém, uma determinação do Ministério da Educação (MEC), exige que o aluno frequente presencialmente um polo da instituição de ensino onde o mestrado é cursado. A universidade ou faculdade também pode fazer as avaliações de forma presencial. Além disso, o TCC precisa ser apresentado no local, não tem como fazer isso a distância.

Agora vamos aos pontos que você precisa levar em consideração:

É preciso ter muito mais disciplina do que na modalidade presencial

No ensino a distância, o aluno precisa ter as rédeas do seu processo de aprendizagem. A liberdade proporcionada pelo EAD pode ser ótima para algumas pessoas, porém outras podem ter dificuldade de se adaptar a esse aspecto.

É preciso ter iniciativa para acessar os conteúdos, participar dos fóruns, procurar virtualmente os professores e colegas (para trabalhos em grupo) quando for necessário. Também deve-se ter disciplina para estudar quando houver tempo livre, sem perder os prazos dos conteúdos que precisam ser explorados.

Pouco contato interpessoal

Um ambiente virtual de aprendizagem, embora disponibilize inúmeros recursos interativos, nunca será igual a uma sala de aula, onde alunos interagem entre si e com os professores. Em cursos de pós-graduação, inclusive mestrado e doutorado, há uma rica troca de experiências profissionais e acadêmicas entre os estudantes.

O ensino a distância quebra bastante isso, pois limita a interação, embora disponibilize chats, fóruns virtuais e e-mails. Mesmo que as aulas sejam por videoconferência, a proximidade com professores e colegas de turma muda tudo.

Se você ainda não conseguiu decidir se prefere fazer um curso presencial ou a distância, acesse nossos outros conteúdos sobre pós-graduação:

Especialização: dicas para organizar a rotina de estudos

Saiba por que é importante fazer uma pós-graduação

Cursos de pós-graduação: saiba as diferenças

Financie a sua pós-graduação com a Intersector

Mestrado: conheça as principais características

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter