pós-graduação a distância

Pós-graduação a distância: vale a pena fazer?

Muitas pessoas que saem da graduação sentem a necessidade de fazer uma pós-graduação para ter um diferencial a mais no currículo. Esse tipo de curso agrega mais conhecimentos ao profissional e pode abrir portas para novos cargos e salários maiores. Porém, a falta de tempo e de dinheiro podem representar um grande empecilho para quem deseja dar esse importante passo na carreira. Fazer uma pós-graduação a distância pode ser a melhor saída para quem está nessa situação.

Leia este blogpost até o final e saiba quais são as principais vantagens de aderir a essa modalidade de curso.

Flexibilidade para fazer as aulas

Você pode acessar as aulas a qualquer momento e assisti-las onde achar mais conveniente, pelo tablete, celular ou computador. É claro que é preciso cumprir um cronograma de aulas, assim como acontece nos cursos presenciais.

Mas no curso a distância você pode escolher o horário e dia mais convenientes para acessar os conteúdos. Os exercícios também podem ser feitos nas plataformas, ao final das aulas e módulos.

Você só vai precisar se deslocar até à instituição de ensino para fazer provas e apresentar um trabalho de conclusão de curso. A maioria exige que essas etapas do curso sejam presenciais.

Custo mais baixo

O custo de um curso a distância, geralmente, é bem mais baixo do que de um curso presencial. Isso acontece porque a maior parte das atividades não depende de um espaço físico para acontecer. O ambiente virtual tem custos inferiores, o que acaba refletindo nas mensalidades dos cursos.

Outro fator que favorece os baixos custos dos cursos a distância é que as turmas podem ser infinitamente maiores do que as turmas dos cursos presenciais. Isso aumenta os ganhos da instituição, que pode oferecer mensalidades mais suaves aos alunos.

Desenvolvimento de competências

A pós-graduação a distância possibilita aos alunos inúmeros ganhos que vão além do conhecimento teórico. O aluno desenvolve, por exemplo, a autonomia e a disciplina. Isso acontece porque ele deve participar ativamente da construção do conhecimento.

Ele terá que buscar fontes, adaptar o estudo as suas rotinas e formular seus questionamentos sozinho. Mesmo que os cursos ofereçam fóruns de discussão e contato com o professor por meios virtuais, boa parte do aprendizado acontece de maneira solitária. O aluno precisa ter iniciativa o tempo todo para acessar os conteúdos, tirar dúvidas, fazer trabalhos, exercícios e provas.

Outro ganho que pode ser incrível é a habilidade para lidar com recursos digitais. O mundo digital está ganhando cada vez mais espaço e saber usar seus recursos é importante para o mercado de trabalho. Um curso a distância exige a atuação proativa do aluno em um ambiente virtual. Isso com certeza estimula a familiaridade com inúmeros recursos tecnológicas.

Já escolheu seu curso a distância? Leia outros conteúdos sobre cursos de pós-graduação e tome a sua decisão:

Especialização: dicas para organizar a rotina de estudos

Saiba por que é importante fazer uma pós-graduação

Cursos de pós-graduação: saiba as diferenças

Financie a sua pós-graduação com a Intersector

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter