estudante

Saiba por que é importante fazer uma pós-graduação

A cada dia que passa cresce o número de pessoas que desejam fazer pós-graduação. O mercado de trabalho está muito concorrido e com apenas uma graduação fica difícil seguir uma carreira. Para ser mais exato, fica quase impossível conseguir até o primeiro emprego. Cursar uma pós-graduação pode trazer inúmeros benefícios para você. Saiba quais são eles:

1 – Torne-se um especialista na sua área de atuação

Fazer um curso de pós-graduação possibilita que você se aprofunde em uma determinada área, que pode ter relação ou não com a sua graduação. O profissional que está disposto a sacrifícios para cursar uma pós-graduação consegue aprender muito mais, além de analisar questões complexas, o que lhe garante uma considerável bagagem de conhecimentos. Você pode se tornar uma referência no mercado de trabalho, e outros profissionais podem procurá-lo para trocar informações relevantes.

2 – Tenha um currículo de destaque

Quando você está procurando um emprego, é muito mais vantajoso ter uma pós-graduação do que apenas graduação. É muito grande o número de profissionais graduados no mercado. Todos os anos formam-se milhares pelo Brasil. No momento de uma seleção, seu currículo vai conseguir ter mais destaque do que os outros que têm apenas graduação.

3 – Concorra a cargos melhores

Cursar uma especialização ou um MBA pode fazer toda a diferença na hora de concorrer a cargos mais altos dentro de uma empresa. Pesquisas comprovam que pelo menos 40% dos profissionais que fazem um MBA têm a possibilidade de receber uma promoção no trabalho. E mais da metade assumiram responsabilidades extras, o que pode representar um passo para uma promoção.

4 – Tenha salários melhores

Pesquisas apontam que os profissionais que têm pós-graduação podem ganhar até 50% a mais do que aqueles que têm apenas graduação. As boas empresas costumam valorizar os profissionais com maior bagagem de conhecimento teórico e prático.

5 – Networking

O networking é uma das principais vantagens para quem quer fazer pós-graduação. Esse tipo de curso possibilita o contato com profissionais atuantes no mercado em diferentes áreas. Por isso, é uma experiência extremamente rica para troca de informações sobre a realidade e o cotidiano de muitas empresas e trabalhos.

6 – Você pode até mudar de área

É possível fazer uma pós-graduação em área completamente diferente da graduação. Por esse motivo, muitos profissionais procuram a pós-graduação para que possam mudar o rumo de suas carreiras. Porém, lembre-se que algumas áreas exigem a formação em uma graduação específica e de nada vai adiantar fazer uma especialização. Isso acontece, por exemplo, com o Direito. Só advoga quem tem essa graduação e passa no exame da OAB.

 

Veja como cursos de pós-graduação e MBA alavancam a carreira dos profissionais

Confira os cursos de pós-graduação que estão em alta no mercado

Já escolheu a sua pós-graduação? Saiba as diferenças entre Lato e Stricto Sensu

 

 

 

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter