cursos de pós-graduação

Cursos de pós-graduação: saiba as diferenças

Hoje há uma infinita variedade de cursos de pós-graduação, presenciais e a distância. Diante de tantas possibilidades, fica até difícil escolher o curso que melhor se adequa aos seus objetivos e perfil. Porém, você precisa ficar atento a algumas diferenças na hora de escolher o curso de sua preferência. Afinal, você vai investir tempo e dinheiro nessa escolha e, por isso, deve evitar cometer erros.

Neste blogpost vamos falar sobre 3 modalidades de cursos de pós-graduação, a especialização, o mestrado e o doutorado.

Especialização

A especialização é um grau acadêmico de pós-graduação lato sensu que, no Brasil, deve ter a duração mínima de 360 horas. Serve para informar, atualizar e capacitar o profissional já graduado, que atua ou não no mercado de trabalho. Aprofunda conhecimentos técnicos em áreas específicas do conhecimento, levando o aluno a refletir sobre melhorias que pode fazer na sua atuação como profissional.

É mais voltado para a prática do mercado, por isso é ideal para quem não tem muito tempo para estudar, mas pode dar um jeito para conciliar o trabalho com a jornada de estudos. Geralmente, as aulas acontecem à noite, em um ou dois dias da semana ou aos sábados, durante dois ou três semestres.

Há programas de especialização em muitas áreas do conhecimento. E não pense que você terá que se especializar exatamente na mesma área em que você fez a graduação. É possível se especializar em outra área do conhecimento, diferente da graduação, desde que você se identifique com ela, tenha prazer em estudá-la e colocar a teoria em prática.

Essa modalidade também se encaixa perfeitamente no perfil de profissionais que não têm habilidade com pesquisas aprofundadas. Para se formar especialista, é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso ou dissertação. E, na maioria das vezes, esses trabalhos estão bem alinhados com o dia a dia da área escolhida.

cursos de pós-graduação

Mestrado

O mestrado tradicional também é conhecido como mestrado acadêmico. É um curso de pós-graduação stricto sensu e que promove o aprofundamento do conhecimento adquirido na graduação, sobre um tema acadêmico de interesse específico.

É para quem gosta muito de estudar e tem tempo para se dedicar a uma jornada de estudos que pode ser exaustiva. Também é ideal para quem deseja seguir carreira acadêmica e gosta da possibilidade de um dia se tornar professor.

No entanto, nada impede que um profissional sem aspirações acadêmicas faça um mestrado. Mas ele precisa refletir se terá disponibilidade de tempo suficiente para embarcar nessa experiência.

Muitas empresas até apoiam que seus funcionários façam mestrado, liberando-os para assistir aulas e fazer provas. Porém, você com certeza terá que dedicar tempo extra para conseguir concluir esse tipo de pós-graduação, dedicando-se à noite em vários dias da semana e também aos finais de semana.

Doutorado

O doutorado aprofunda ainda mais os conhecimentos adquiridos durante o mestrado, formando pesquisadores e professores. Com duração de quatro a cinco anos, apresenta carga horária pouco pesada, porém a produção acadêmica é intensa. Exige-se muita leitura, pesquisa e produção textual.

Depois de cumprir as aulas obrigatórias, é preciso produzir uma tese – defendida para uma banca examinadora – que também exige dedicação exaustiva e exclusiva. O aluno só recebe o título de doutor se a tese é aprovada, assim como acontece no mestrado.

Entre os cursos de pós-graduação, é o doutorado certifica que o aluno é capaz de fazer pesquisa científica. Há universidades que exigem esse título de seus professores. E muitos profissionais também querem alcançá-lo para conseguir cargos mais elevados e melhores salários. Isso é possível, desde que se saiba conciliar o tempo de estudo com o de trabalho.

 

Saiba como conseguir financiamento para mestrado e doutorado

Já escolheu a sua pós-graduação? Saiba as diferenças entre Lato e Stricto Sensu

4 motivos para fazer um financiamento de pós-graduação

 

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter