estratégias para captação de alunos

Estratégias para captação de alunos: 4 dicas infalíveis

Todo início e fim de semestre acontece sempre a mesma situação. Departamento comercial, donos e sócios de Instituições de ensino ficam pensando em novas estratégias para captação de alunos. É preciso manter as salas de aula cheias para equilibrar as contas e continuar competitivo no mercado da educação.

Não existe uma receita infalível para captar novos alunos todos os semestres. É preciso rever com frequência as estratégias usadas, avaliando o que precisa ser atualizado ou adaptado. O mundo está cada vez mais dinâmico em todas as áreas e é necessário acompanhar esse movimento.

Porém, há 4 dicas que você pode seguir sempre, independente de outras estratégias adotadas, como as comerciais e de marketing. Conheça algumas estratégias para captação de alunos:

1 – Mantenha os alunos satisfeitos

Para que os alunos estejam sempre satisfeitos, é imprescindível investir em infraestrutura e qualidade de ensino, com a contratação de excelentes professores.

Quando eles estão satisfeitos com a escola, suas famílias e amigos também ficam sabendo disso e logo a propaganda se espalha.

O contrário também é verdadeiro. Quando um aluno não está feliz com a instituição, a má notícia logo chega aos ouvidos de outras pessoas, inclusive pelas redes sociais. Por isso, atenção! Esteja sempre atento à satisfação dos seus alunos.

2 – Desenvolva e aplique questionários de satisfação

Um meio eficaz de saber o quanto os estudantes estão satisfeitos com a sua escola é aplicar questionários. A forma mais prática de fazer isso é por meio do Google Forms. Você faz um formulário on-line e envia para os alunos por e-mail ou aplicativo.

Faça isso periodicamente e você conseguirá manter o nível de satisfação dos alunos elevado, corrigindo problemas e promovendo as melhorias necessárias. Além disso, esse tipo de atitude melhora a imagem da escola, pois torna-se mais aberta a críticas.

Torne público o resultado da pesquisa. Espalhe cartazes pela instituição com a nota que os alunos deram aos requisitos você escolheu para serem avaliados. E deixe claro o que você vai fazer para melhorar cada um dos pontos criticados.

3 – Esteja sempre aberto para ouvir os alunos

Crie canais de comunicação direta com os alunos. Isso pode ser feito por e-mail, site e redes sociais. Fique atento a tudo o que eles falam sobre a instituição de ensino. Avalie o que é possível melhorar imediatamente e o que precisa ser planejado para resolver a longo prazo. Nunca deixe um aluno sem resposta.

4 – Descomplique os processos

Simplifique os processos burocráticos, utilizando a tecnologia a seu favor. Desenvolva um sistema on-line para tudo na escola: matrícula, pagamentos, geração de boletos, notas, avaliações etc. Muita coisa será possível resolver a distância, sem ter que se deslocar até a escola. A praticidade contará pontos a favor, a imagem da sua escola vai melhorar e você conseguirá captar mais alunos.

 

O desafio da captação de alunos para escolas: 4 passos para atrair mais alunos de pós-graduação e MBA

Seja parceiro da Intersector e melhore a captação de alunos

 

 

 

 

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter