MBA em Finanças: saiba como impulsionar sua carreira

A sigla MBA significa Master in Business Administration. Esse tipo de curso lato sensu é uma especialização voltada para empresários, empreendedores, gestores e executivos que desejam ter uma visão mais aprofundada do universo corporativo, trocando experiências com outros executivos por meio de networking. O principal objetivo é lapidar nos alunos suas habilidades em gestão e negócios. Quer saber como um MBA em Finanças pode contribuir para impulsionar sua carreira?

O MBA em Finanças ajuda a aprimorar sua capacidade de planejamento, execução e controle das finanças da organização onde você trabalha. Além disso, esse MBA proporciona o domínio de ferramentas e técnicas atuais de auditoria que possibilitam desenvolver um plano estratégico que gera valor para a empresa.

Como é a grade curricular?

A grade curricular de um MBA em Finanças oferece disciplinas voltadas para a gestão estratégica, das relações obrigacionais, e de custos e tributos, governança corporativa, orçamento e controle, auditoria das demonstrações financeiras, economia empresarial, matemática financeira, contabilidade financeira, de receitas, contingências e grupos empresariais, entre outros temas relevantes para o dia a dia do seu trabalho nas empresas.

Agora que você já tem uma ideia do que pode aprender em um MBA em Finanças, é preciso ter clareza das razões que indicam que vale a pena se matricular em um curso desse tipo.

O MBA em Finanças cresce cada vez mais entre os cursos do mercado e os profissionais com esta certificação estão sendo muito requisitados pelos recrutadores.

Qual a importância deste profissional?

O profissional de finanças é estratégico para qualquer organização, desde as menores, passando por empresas familiares, até as grandes multinacionais. Ele trabalha com o planejamento financeiro, organizando, captando e aplicando seus recursos. E, afinal, é a saúde das finanças que conta para quem tem muito dinheiro a gerir, e também para quem tem de manter as contas na rédea curta.

Cabe a este profissional analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Ele ainda deve analisar o mercado para sugerir as alterações nas aplicações, nas formas de pagamento e em outras ações financeiras que possam ter influência no desempenho econômico.

A importância desta pessoa nas companhias reflete no aumento de vagas disponíveis. No mercado de finanças atual, que envolve inclusive a contabilidade, as grandes demandas são por profissionais cada vez mais especializados e que tenham uma formação continuada, principalmente com um MBA em Finanças.

É importante destacar a falta de uma gestão financeira eficaz pode contribuir para o fracasso de uma organização. Isso, porque o gestor financeiro é o profissional capacitado para fazer o planejamento, fixar metas de gastos e vendas, fazer projeções, avaliar o caixa e desenvolver estratégias alternativas para driblar situações de crise. Trata-se de um profissional com habilidades e competências que atende as necessidades do mercado de forma inovadora e criativa.

Onde eles podem trabalhar?

O profissional da área pode encontrar vagas em comércios, prestadoras de serviço, indústrias e órgãos públicos. Outras possibilidades são as corretoras de valores, bancos e instituições financeiras, como as fintechs – startups da área financeira que estão em franco crescimento. O gestor financeiro pode atuar em nível operacional e também em cargos mais altos. Seus setores de atuação podem ser a tesouraria, o departamento de contabilidade ou o financeiro.

Ele também pode ser analista de contas a pagar ou receber, consultor de finanças, supervisor de operações financeiras, analista de cobranças e controller, entre diversos outros cargos, que acabam criando uma demanda constante no mercado.

Esse profissional ainda pode trabalhar por conta própria como consultor de empresas terceirizado, auxiliando na gestão financeira ou no planejamento tributário. Ele também pode atuar de maneira autônoma na abertura de novos empreendimentos ou em finanças pessoais.

Qual é o salário destes profissionais?

De acordo com o site especializado em divulgar dados salariais, o salario.com. br, um analista financeiro (economista) ganha em média R$ 4.512,48 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais, conforme pesquisa junto ao Caged, no período de 01/2019 até 08/2019 com um total de 6.798 salários pesquisados e profissionais graduados.

No entanto, pesquisas recentes apontam que um trabalhador com MBA pode ter o salário aumentado, e muito. É que o diz uma pesquisa recente da Catho Educação, que revelou que cursos de qualificação impactam diretamente no salário de um profissional. Os dados mostraram, por exemplo, que profissionais com cargo de coordenação que possuem Pós-Graduação, MBA ou Mestrado/Doutorado podem aumentar seus salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, realizada no ano passado, nos cargos de diretoria, por exemplo, a diferença salarial entre executivos, que possuem Pós-Graduação ou MBA, quando comparados, aos que não possuem essa formação é de 47,2%. Já no nível operacional ou de assistente, quem possui graduação pode ganhar até 25% a mais do que quem não tem essa qualificação.

E você, o que quer fazer?

O MBA, em uma instituição renomada de ensino, também pode ser o item que faltava no seu currículo para alcançar cargos de gestão em grandes empresas. Isso porque você terá desenvolvido inúmeras habilidades de liderança e comunicação, além daquelas relacionadas aos principais temas da sua área de atuação.

Agora que você já sabe que um MBA pode abrir muitas portas na sua carreira, veja aqui como financiar esse tipo de pós-graduação, sem burocracias, com agilidade para aprovar o crédito.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de pós-graduação.

Conheça instituições de ensino que oferecem pós-graduação.

 

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter