adulto estudando

4 tipos de financiamento estudantil: garanta sua pós-graduação ou MBA

O financiamento estudantil já é bastante conhecido quando o assunto é graduação. Quem não tem recursos para pagar a faculdade pode recorrer a bancos e financiadoras para custear os estudos. Porém, as formas de financiamento estudantil para a pós-graduação e MBA ainda são pouco conhecidas pelos profissionais que querem investir em um diferencial para as suas carreiras.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e ter apenas a graduação no currículo pode não garantir emprego e bons salários. Por isso, buscar cursos de pós-graduação é a melhor opção para os profissionais que querem se manter ativos e atualizados, ou para aqueles que desejam mudar de área de atuação ou de cargo na mesma empresa onde já trabalham.

É possível fazer uma pós-graduação ou um MBA sem comprometer o orçamento por meio de financiamento estudantil. Basta fazer um bom planejamento financeiro e buscar uma financiadora que ajude a facilitar a vida durante sua jornada de estudos.

Conheça neste artigo as quatro principais formas de financiamento estudantil.

Financiamento privado bancário

É um tipo de crédito privado ofertado por grandes bancos com taxas de juros que variam de 1 a 3% ao mês. Normalmente, esses bancos não atrelam a concessão de crédito ao tipo de curso de pós-graduação que se deseja fazer. Portanto, você fica livre para escolher entre os diversos programas existentes, como mestrado, doutorado, especializações e MBA.

As regras de financiamento vão variar de acordo com a instituição financeira escolhida. Você vai precisar pesquisar sobre limites de financiamento, prazo para pagamento, quantidade e valor das prestações. Há bancos que exigem que o beneficiário do crédito seja correntista.

É possível que você encontre instituições de ensino que fazem parcerias com bancos. Esse tipo de financiamento costuma oferecer juros menores, prazos e parcelas personalizados.

Mas é preciso ficar atento já que cada banco tem suas regras, e não deixar de avaliar todas as opções disponíveis.

Financiamento para pós-graduação pelo FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que financia a graduação em faculdades particulares para quem não tem condições de bancar os custos da educação de nível superior. Porém, poucas pessoas sabem que o FIES também custeia cursos de pós-graduação.

Por meio desse Fundo, é possível fazer somente cursos presencias de pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado. Você não conseguirá fazer cursos de especialização e MBA e nenhum curso a distância.

Para se inscrever no FIES é preciso cumprir os requisitos de um determinado perfil socioeconômico. Entre as exigências, está a renda familiar bruta que não deve ultrapassar 3 salários mínimos.

Financiamento da própria instituição de ensino

Há, ainda, algumas instituições de ensino que oferecem aos alunos os seus próprios programas de crédito. É preciso pesquisar, pois não são todas as instituições de pós-graduação que oferecem esse tipo de serviço.

Essa linha de crédito costuma ter menos burocracias e fazer menos exigências do que o FIES e os bancos, por exemplo. Não há exigências quanto a critérios socioeconômicos e não é preciso ter conta em determinado banco.

As regras dessa forma de financiamento podem variar de uma instituição de ensino para outra. Por isso, é importante coletar informações sobre prazos, taxas e todas as outras condições envolvidas na contratação desse crédito.

Financiamento por meio de fintechs de crédito estudantil

Há uma outra forma de financiamento que está despontando no Brasil por meio das fintechs, com seus serviços descentralizados e sem burocracia, facilitando a vida do estudante.

A Intersector, por exemplo, é especializada em financiamento de pós-graduação e MBA e tem se destacado nesse mercado. Essa fintech oferece linhas de crédito com até o dobro do prazo da instituição de ensino desejada ou até o triplo do tempo de duração do curso (limitado a 60 meses).

Além disso, as taxas cobradas são inferiores àquelas cobradas pelo restante do mercado, o serviço de atendimento é personalizado e há agilidade na análise de crédito online.

SAIBA MAIS:

Se você quer saber mais sobre a fintech Intersector, clique aqui.

Solicite um orçamento ou faça uma simulação.

Saiba como você pode financiar sua especialização.

Veja depoimento de quem já financiou uma pós e MBA.

Compartilhe:
error

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOSSOS ARTIGOS POR EMAIL

Assine nossa newsletter